Luiz Augusto Correia de Araujo é mergulhador e caçador submarino há mais de 35 anos.
Profundo conhecedor das llhas Cagarras, frequenta o local desde criança quando era levado pelo pai utilizando os antigos barcos (baleeiras e voadeiras) do Clube dos Marimbás.
Já viveu boas e más experiências em suas águas e hoje, vê admirado o profundo desconhecimento e descaso dos admiradores e frequentadores do local.
Ricardo Zaluar Guimarães é bacharel em Biologia Marinha com mestrado e doutorado em zoologia. Trabalhou na Assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio e foi Professor da Universidade Estácio de Sá (RJ). Atualmente trabalha na Petrobras.
É o coordenador científico do site.
Vania Soares Alves é Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo coordenado projetos no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e na Baía de Guanabara. Atualmente é pesquisadora da UFRJ. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ornitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aves, ecologia e ilhas.
Elizabeth Bruno Lobo é bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui especialização em criação de ostras e mexilhões pelo Instituto da Marinha de Arraial do Cabo, 1984.
Luiz Antonio Pereira é jornalista e pesquisador especializado em temas náuticos e do mar, é mergulhador e pescador em apnéia há 40 anos. Ted, como é conhecido no meio, é fundador e diretor do Comitê Internacional de Recordes de Pesca Submarina no Azul (IBSRC, na sigla em inglês); fundador e ex-vice-presidente da Confederação Brasileira de Caça Submarina (CBCS), e membro do conselho administrativo da Associação Internacional de Pesca Submarina (IUSA).
Massimo G. Bovini é pesquisador do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, possui mestrado em botânica na Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em botânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Escreveu os verbetes do livro "Árvore notáveis do Jardim Botânico do Rio de Janeiro" e foi consultor técnico do livro "As flores do meu jardim" da paisagista Monica Lampreia.
O Comandante Gilberto Huet é oficial da reserva da Marinha do Brasil (MB). Sua especialidade na MB era submarinista, possuindo também curso de mergulho (scuba diver). Quando no serviço ativo, comandou o Submarino "Humaitá", a Base de Submarinos e a Escola de Submarinos e Mergulho, sediados na ilha de Mocanguê, Niterói, RJ. A partir de meados de 1997, já na reserva, foi contratado como "Assessor de Meio Ambiente" pela Diretoria de Portos e Costas (DPC)/MB.
A partir de então realizou os cursos de: MBA em Gestão Ambiental, na FGV, RJ; Gerenciamento Costeiro Integrado da ONU / Programa Train-Sea-Coast Brasil, realizado na FURG, em RG; Mapas de Sensibilidade Ambiental, em Havana, Cuba; e Auditor Líder - ISO 14.001.
Participou como representante da DPC, em Brasília, dos Grupos de Trabalhos Interministeriais, instituídos pelo Ministério do Meio Ambiente, de regulamentação: da Lei do Óleo; da Lei do Gerenciamento Costeiro (Relator); do Plano Nacional de Contingência (PNC); do Plano de Área (PA); do Plano de Emergência Individual (PEI) para Incidentes de Poluição por Óleo nas Águas; e das Atividades de Dragagem (Relator). Participou, também, como representante da DPC, das extensas discussões e trabalhos que resultaram na criação do MONA Cagarras.
Atualmente, é contratado pela COGESN/MB desde SET/2010, como "Gerente de Apoio ao Licenciamento Ambiental", no projeto de construção do Estaleiro e da Base Naval (EBN), na Ilha da Madeira, em Itaguaí, RJ, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos Convencionais e de Propulsão Nuclear (PROSUB-EBN) da MB.
Fabiana Bicudo é Bacharel em Ciências Biológicas pela UnB; Especialização em Gestão de Ambientes Costeiros Tropicais pela UFPE; Mestrado em Oceanografia Biológica pela UFPE. É servidora do IBAMA desde 2003 e em 2007 foi realocada para o recém-criado Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, foi chefe da APA Fernando de Noronha e atualmente está nomeada como chefe do MONA Ilhas Cagarras.
Liliane Lodi é mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutora em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em mamíferos marinhos é uma das pioneiras do estudo desse grupo de animais no Brasil. Pesquisa desde 2004 a dinâmica populacional dos golfinhos-flíper (Tursiops truncatus) no Arquipélago das Cagarras e a ecologia espacial da espécie ao longo do Estado do Rio de Janeiro bem como a distribuição e o comportamento das espécies de cetáceos na costa do Rio de Janeiro
Projeto Golfinho-Flíper
Você viu estes golfinhos?
Colabore preenchendo a ficha de avistagem de golfinhos no Rio de Janeiro. (leia mais)
Baixe o arquivo pdf e ajude a divulgar!
Colabore preenchendo a ficha de avistagem de aves nas Cagarras. (leia mais)
Copyright © 2005-2024, Cagarras - Todos os direitos reservados
Tel.: (21) 3923-5322
Desenvolvido por www.laca.com.br