enviado por Luiz Correia de Araujo
Vídeo em que o Deputado Fernando Gabeira explica o objetivo do seu projeto antes da votação que rejeitou o Substitutivo do Senado e enviou à sanção do Presidente da República, o Projeto de lei nº 1.683-b, de 2003 aprovado naquela Casa na sessão de 10 de março de 2005 que, embora bem intencionado, está em desacordo com a Legislação vigente que determina que uma Unidade de Conservação da categoria de Monumento Natural é de Proteção Integral onde não pode haver pesca. O projeto teve um inciso e um artigo vetado, mas foi transformado na Lei Nº 12.229, de 13 de Abril de 2010.
enviado por Gilberto Huet
Os habitats do mar profundo alojam criaturas misteriosas, frágeis e de crescimento extremamente lento. Escandalosamente, fora do nosso alcance físico e visual, navios de pesca industrial de meia dúzia de países, entre eles Portugal, estão a destruir a uma velocidade estonteante estes oásis das profundezas, por um retorno económico irrisório a nível global.
A pesca de profundidade é uma actividade inerentemente destrutiva, insustentável e ainda ineficiente. Muitas das espécies capturadas nem são utilizadas para consumo e são devolvidas ao mar já sem vida ou moribundas, enquanto os seus habitats foram irremediavelmente danificados pelo equipamento usado.
enviado por Luiz Correia de Araujo
Limpeza das ilhas Cagarras realizada em setembro de 2008.
No sábado, dia 20/09/2008, em comemoração ao "Dia Mundial da Limpeza do Litoral (Internacional Coastal Cleanup)", uma equipe de sete pessoas visitou a ilha Comprida e recolheu, em apenas duas horas, mais de 150 quilos de lixo abandonado por outros visitantes. Garrafas pets, latas, vidros, restos de comidas, sacos plásticos, e muita sujeira forma retirados e o montante foi suficiente para encher oito sacos de lixo levados pelo grupo para a coleta.
Como o mar estava agitado, o grupo contou com a ajuda do Sr.Hélio para o embarque e desembarque através de sua traineira que costuma levar pescadores para as ilhas. Hélio exige que os mesmos recolham o lixo produzido para embarcarem de volta.
Alguns pescadores que estavam acampados na ilha entenderam o objetivo da visita do grupo, ajudaram a recolher o lixo e se comprometeram em levar de volta o lixo que produzissem durante a estadia na ilha.
Não é a primeira vez que este grupo faz este trabalho voluntário de limpeza e conscientização. Em 2007, o mesmo grupo, com o apoio da VIVAMAR, retirou cerca de 200 quilos de lixo das ilhas Comprida e Palmas.
Neste ano, o projeto teve a coordenação do empresário e mergulhador Eduardo Souto de Oliveira – Dive Pro / ICRJ/CBCS e contou com a participação do Professor Sergio Annibal - UFRJ/FBCN, de Katia Janine - Presidente da Colônia de Pesca Z13 (Posto 6), da bióloga Elizabeth Bruno Lobo - www.cagarras.com.br, do empresário Luiz Augusto Correia de Araujo - www.cagarras.com.br, do mergulhador e bi-campeão brasileiro de pesca em apnéia, Diego Santiago – ICRJ/CBCS, e do pescador Roberto "Cabelinho" – Colônia de pesca Z13.
O evento teve cobertura de Alexandre Haddad do programa Mar Brasil/ESPN Brasil.
Leia outras matérias sobre este assunto:
- O Globo;
- Vivamar.
Publicado em 22/09/2008
enviado por Luiz Correia de Araujo
Depoimento do Professor Guilherme Muricy, professor e pesquisador do Laboratório de Poríferas do Museu Nacional (UFRJ) sobre as Esponjas das ilhas Cagarras.
Gravado no Rio de Janeiro em 18/06/2007.
Projeto Golfinho-Flíper
Você viu estes golfinhos?
Colabore preenchendo a ficha de avistagem de golfinhos no Rio de Janeiro. (leia mais)
Baixe o arquivo pdf e ajude a divulgar!
Colabore preenchendo a ficha de avistagem de aves nas Cagarras. (leia mais)
Copyright © 2005-2024, Cagarras - Todos os direitos reservados
Tel.: (21) 3923-5322
Desenvolvido por www.laca.com.br